É muito comum que apareça nas empresas que utilizam o ERP Protheus algum problema com cadastros. Sejam eles de cliente, fornecedor ou produto.
O que pode causar esse problema normalmente está relacionado à não digitação de um campo obrigatório ou à cópia de uma informação de uma planilha para dentro do sistema, por exemplo.
E os impactos causados por esses erros são vários. Dentre eles, podemos citar:
- Rejeição de Nota Fiscal Eletrônica;
- Dificuldade de o usuário pesquisar informações dos clientes;
- Relatórios com informações incompletas ou erradas.
Para que você possa solucionar essa dificuldade de problemas no cadastro do Protheus em sua empresa, temos algumas dicas:
1. Criar travas dentro do sistema
A fim de evitar que o usuário faça algo errado dentro do sistema, é possível criar travas dentro do ERP.
Aqui, a premissa é que se o usuário conseguiu fazer algo errado é porque o sistema permitiu.
Então há a possibilidade de travas serem desenvolvidas com pequenas customizações ou parametrizações.
Para entender um pouco mais sobre como essas travas funcionam, visite nosso artigo “Evite Lançamentos Errados no ERP“
2. Criar processos para os cadastros
A segunda dica importante é criar processos para os cadastros.
Tanto para cadastros de clientes e cadastros de fornecedores, quanto para qualquer outro cadastro principal dentro do ERP.
Os cadastros geralmente devem ser realizados por mais de um departamento.
Então é preciso fazer com que cada departamento utilize e cadastre de forma correta o seu equivalente cadastro.
Através de pequenas personalizações e a criação de processos externos ao sistema é possível evitar os impactos já mencionados anteriormente.
3. Função Mashup
A terceira dica para se evitar problemas no cadastro do Protheus é utilizar a função Mashup.
O Mashup é simples de ser configurado e permite importar informações de serviços de terceiros para dentro do Protheus.
Assim, é possível configurar o sistema para que quando o usuário digite um número CNPJ, por exemplo, a informação seja retirada diretamente do site da Receita Federal.
Essa possibilidade evita a digitação incorreta dentro do ERP e, consequentemente, o erro nos cadastros que podem levar a uma transmissão incorreta de Nota Fiscal, relatórios com problemas ou até mesmo uma obrigação fiscal gerada de forma incorreta.
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