Web Content Management: para que serve?

Se você já se perguntou para que serve um Web Content Management, então está no lugar certo. Neste artigo você vai poder conhecer mais sobre esse sistema que ajuda muitas empresas. Seja qual for o porte e segmento da sua empresa, se você trabalha com estratégias de marketing ou precisa fazer a gestão dessa área, o sistema que vamos apresentar aqui é a solução ideal para gerenciar conteúdo. Falaremos sobre as funcionalidades desse sistema, suas vantagens e também abordaremos um comparativo com um outro sistema.

Confira!

 

O que é Web Content Management (WCM)?

 

Web Content Management (WCM) é um sistema de gerenciamento de conteúdo web. Como o nome sugere, é uma plataforma focada em gestão de conteúdo, feita de forma automatizada e prática. Essa solução garante um trabalho mais eficiente, pois otimiza o tempo dos responsáveis. Com isso, ajuda a trazer mais resultados qualificados para a empresa.

 

Para que serve o Web Content Management?

 

A principal função de Web Content Management é ajudar o usuário a exercer suas funções com praticidade e eficiência. Ele ajuda em tarefas como manter, controlar, alterar e reagrupar o conteúdo de uma página do site. Oferece também templates prontos para que você possa personalizar as páginas. As ferramentas de edição auxiliam na edição do seu conteúdo para que fique estruturado de acordo com os parâmetros dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) e adequado para a visualização de usuários da web.

Alguns exemplos de WCMs que você encontra no mercado são: Wordpress, Joomla e Drupal. Todos possuem suas semelhanças em relação às funcionalidades e benefícios de um Web Content Management.

 

Vantagens do WCM

 

Agora que você viu o que é e para que serve um WCM, está na hora de conhecer algumas de suas vantagens para entender a importância desse sistema para as empresas.

 

1. Economia de tempo:

Criar novos layouts, adequar páginas, instalar plugins, criar páginas e posts. Se todas essas atividades fossem feitas de maneira isolada, tomariam muito tempo da sua equipe. Com um Web Content Management, você tem tudo isso em um só um local. Ao unificar todos esses processos, você ganha tempo para poder focar em outras tarefas mais relevantes para o seu negócio.

 

2. Controle de acesso:

Com a função de controle de acesso, somente pessoas com dados de login e senha podem entrar no WCM. Isso garante mais organização entre as equipes, que podem definir e dividir, por exemplo, os produtores de conteúdo dos seus revisores/editores.

 

3. Dispensa conhecimento técnico:

Você não precisa ser programador ou ter conhecimentos técnicos (avançados) sobre TI para mexer em um WCM. As plataformas são bem intuitivas e fáceis de usar. São acessíveis para qualquer tipo de usuário, desde o profissional de marketing de conteúdo, até o gestor que não tem tanta experiência com o digital.

 

4. Valor acessível:

Por falar em acessível, isso também pode ser dito em relação ao preço de um WCM. Eles costumam ser bem em conta e o custo-benefício é muito bom, principalmente, quando a empresa trabalha com um volume alto de conteúdo. Ele pode, inclusive, ser gratuito, dependendo das necessidades da sua empresa. Sua preocupação será somente com a hospedagem e a sua instalação, mas muitos já vem com o sistema integrado. Alguns extras como banco de dados, aplicações específicas e a estrutura para o armazenamento de arquivos já estão inclusos no WCM.

5. Possibilidade de personalização:

Você pode, poe exemplo, criar portais personalizados com um WCM. Muitos já vêm com layouts prontos e widgets, ou blocos de conteúdo, que são totalmente personalizáveis. Com isso, você tem a autonomia necessária para dar a direção ao site e usá-lo de forma estratégica e dentro da identidade visual da sua empresa.

6. Integrações entre aplicações:

Um grande avanço dos WCMs em relação a praticidade do usuário são as suas integrações com diversos tipos de aplicações. Os plugins fazem a função de conectar essas outras ferramentas com o sistema em áreas como SEO (Search Engine Optimization), formulários, landing pages, backup, suporte, etc.

7. Diversas funcionalidades:

Com o WCM você consegue fazer a gestão de todo o conteúdo que será postado. Isso porque  os WCMs contam com uma funcionalidade que permite que você visualize como está a página antes de publicar e salvar suas alterações em formato de rascunho. Além disso, em alguns WCMs é possível criar intranets, extranets, portais de vendas, portais de atendimento, entre outros.

 

WCM e CMS são iguais?

 

Essa é uma confusão bem comum de se ver, pois muitas plataformas conhecidas, que comentamos neste artigo, podem se encaixar nas duas opções, WCM e CMS. Acontece que existem alguns pontos que diferenciam esses sistemas. Confira abaixo mais detalhes.

O CMS – Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo é um software interno do site. Ele permite que você decida para onde vão as informações armazenadas. Já o WCM – Web Content Management, é um sistema mais completo e que possui mais funções e vai um pouco além do que apenas o conteúdo. Mas como são bem semelhantes, até os próprios players do mercado entram nessa confusão.

Um exemplo disso é o Wordpress que se vende no mercado como um CMS e não está errado, mas se você pensar na quantidade de funcionalidades que tem, o ideal é que fosse chamado de WCM por ser muito completo.

 

Como um WCM pode ajudar a sua empresa?

 

Se a sua empresa precisa aumentar a produtividade da equipe de conteúdo, então uma Web Content Management pode ser a solução. Com ele você ganha em produção, edição e postagem de conteúdo para conseguir extrair melhores resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Junte esse sistema com um ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema de Gestão Empresarial), por exemplo, para automatizar e organizar os processos das outras áreas da sua empresa como: vendas, logística, recursos humanos, financeiro, estoque, jurídico, fiscal e contábil para ganhar ainda mais produtividade. Com essas ferramentas, você vai começar a escalar o seu negócio para poder se diferenciar da concorrência e alcançar novos patamares no seu mercado.

 

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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