A transformação digital surgiu como uma das questões prioritárias para os CEOs.
Alguns fatores – como se suas empresas podem suportar grandes rupturas tecnológicas, alavancar inteligência artificial e buscar uma nova visão adaptando sua cultura organizacional – tornaram-se determinantes para o sucesso de indústrias de todos os setores.
Promover uma transformação inclui mudanças no modelo de negócios e em modelos operacionais de uma empresa, que precisa se alinhar a uma nova estratégia digital de negócios para, assim, alcançar novos mercados, automatizar as operações e melhor atender às necessidades dos clientes.
As tecnologias avançadas já começaram a impactar a maneira como as pessoas se comunicam, colaboram e interagem com os negócios.
Mas, para avançar rapidamente, as empresas precisam ter clareza do que desejam alcançar e compreender os possíveis obstáculos que têm a enfrentar.
O papel dos CEOs é fundamental para esse processo.
Eles precisam fazer mais do que construir uma equipe inovadora.
Eles devem traçar um plano estratégico baseado em métricas, definindo o que será afetado e como as intervenções impactarão o desempenho e eficiência da empresa.
Além disso, precisam enxergar e promover toda a empresa como uma força coesa para a transformação.
Afinal, embora os esforços de transformação digital devam começar do topo, assumir uma mudança em toda a empresa é um esforço pesado que nenhum executivo pode assumir sozinho.
Entendendo o papel dos CEOs para a Transformação Digital
A última década passou por um grande aumento em tecnologias digitalmente disruptivas que mudaram para sempre os modelos e processos de negócios e a natureza do trabalho.
Para visualizar isso, pense no impacto que a Internet da Coisas, Big Data, Cloud e Inteligência Artificial tiveram na forma como as empresas operam.
Empresas como Airbnb e Uber, por exemplo, modificaram os setores de hospedagem e transporte, respectivamente.
E os CEOs sentiram fortemente em suas empresas o impacto dessa transformação.
Com tantas mudanças, é preciso que os CEOs pensem sempre no futuro, definindo processos de planejamento que se concentrem primeiro nos clientes.
Hoje, eles precisam de novas abordagens para liderança, planejamento e visão, sendo os principais motores para essas mudanças e se expressando além dos limites da empresa.
Digo “além dos limites da empresa” porque, na verdade, os CEOs são sempre mais visíveis para os stakeholders que interagem com a empresa, sejam eles clientes, fornecedores, parceiros ou distribuidores.
Portanto, transparência e humildade durante a comunicação são essenciais para a função.
Afinal, os clientes, parceiros e demais partes interessadas esperam mensagens abertas e claras – os CEOs precisam promover uma abordagem holística que abranja e incorpore a tecnologia, ouça os clientes com atenção e aplique esse aprendizado e perspectiva às mudanças nos modelos e processos de negócios, mercados, estrutura e cultura.
Além dessas características, os CEOs podem realizar outras práticas durante o processo de transformação digital, como:
Envolver os funcionários
Os CEOs devem se esforçar para tornar os processos estratégicos de suas organizações participativos.
Para isso, eles devem envolver os funcionários, convidando-os a participarem do processo de planejamento para trazer à tona ideias e preocupações e identificar ameaças e oportunidades emergentes.
Além disso, eles devem liderar a construção de equipes compostas por aprendizes e líderes que possam se adaptar à estratégia e adotar processos internos que promovam agilidade.
Reinventar o planejamento e a tomada de decisões
As abordagens tradicionais de planejamento já não funcionam mais.
Dessa forma, velhas práticas de planejamento anual e roteiros para os próximos 5 anos já não são mais recomendadas.
Os CEOs devem, então, investir na revisão contínua da estratégia e implementar mecanismos e ferramentas digitais para reunir inteligência e informações de clientes e concorrentes, sempre apoiando-se nessas informações baseadas em dados para a tomada de decisões.
Alocar fundos e recursos
Não importa se sua empresa é grande ou pequena: custará dinheiro e tempo para transformá-la de forma eficaz; e as equipes precisarão ter acesso a financiamento e recursos, que devem ser devidamente alocados pelo CEO.
Além do financeiro, o pessoal também deverá ser distribuído, sendo papel do CEO liberar pessoas de diferentes departamentos para dedicar todo o seu tempo para o processo de transformação.
Aprender com outras empresas sem esquecer seu próprio DNA
Anteriormente, citei a Airbnb e Uber como empresas que impactaram seus setores, aproveitando a inovação tecnológica e atendendo às novas necessidades dos clientes.
Essas empresas criaram novos modelos operacionais e culturais.
Sim, temos muito aprender com o sucesso desses inovadores.
Porém, é muito mais importante que os CEOs estudem cuidadosamente quais as maneiras de aplicar novas forma de trabalho, novos níveis de atendimento ao cliente e novas plataformas de tecnologia em sua própria organização.
Estar abertos a feedbacks e mudanças de planos
Estratégia e planejamento são requisitos essenciais para a transformação digital.
No entanto, é preciso lembrar que a transformação digital oferece (e até mesmo exige) espaço para correções.
Essas correções podem ser realizadas após a coleta de feedbacks, seja de clientes, parceiros ou dos próprios funcionários.
Os CEOs precisam ser capazes de corrigir o curso de sua estratégia.
Introduzir metodologias ágeis
Equipes ágeis são rápidas, multifuncionais e experimentais.
Embora muitas empresas acreditem que praticam métodos de desenvolvimento ágil, poucas têm a mentalidade, ferramentas e processos certos para responder rapidamente às necessidades de negócios.
Escalar equipes ágeis será uma das prioridades e um dos principais desafios para empresas de todos os portes nos próximos anos.
Pensar nas pessoas em primeiro lugar
À medida que os processos e estratégias amadurecem, as empresas começam a perceber a importância das pessoas, sejam elas clientes, funcionários ou a sociedade como um todo.
Empresas que são centradas no ser humano criam ofertas atraentes para os clientes, ao mesmo tempo em que retêm talentos e são socialmente responsáveis.
Quando as decisões são centradas nas pessoas, as organizações criam um alto valor no mercado, aumentando sua vantagem competitiva e a sustentabilidade do negócio.
Lembre sempre, CEO: as estratégias são um ponto de partida, mas o único fator que pode torna-las bem-sucedidas são as pessoas.
Mergulhe na transformação digital com confiança
Há alguns anos, muitos executivos se questionavam se deveriam embarcar no processo de transformação digital.
Hoje, a questão não é se deveriam transformar, mas como.
Grandes mudanças exigem forte liderança, agilidade e impulso.
Para CEOs que lideram uma transformação digital, nenhum modelo único garante sucesso.
Mas eles podem melhorar as chances modelando a mentalidade e o comportamento desejados, construindo uma equipe forte e comprometida e buscando incessantemente a inovação e o impacto.