Softwares personalizados: entenda os benefícios para o seu negócio

Muitas vezes, as empresas enfrentam problemas diferentes e complexos, e dependem de vários sistemas para gerenciar seus negócios.

Mas, quanto maior é a complexidade das operações, maior também é a necessidade de integrações entre os sistemas e especificidades em suas soluções.

Como consequência, os chamados softwares prontos para uso (ou de prateleira) estão cada vez mais ineficientes para as empresas, enquanto os softwares personalizados têm sido a escolha de muitas organizações para atender aos requisitos exclusivos de cada negócio.

E essa é uma das principais vantagens do uso de softwares personalizados: adaptar cada função ao fluxo de trabalho e aos processos de negócios de cada empresa, em vez de forçá-la a se adaptar a soluções prontas.

Essa adaptação é fundamental para a sobrevivência na era competitiva de hoje, pois agiliza as operações com um retorno visível e quantificável.

Com a possibilidade de serem desenvolvidos por uma equipe interna ou por terceiros, os softwares personalizados são iterativos, podendo ser alterados conforme surgirem novas necessidades.

Confira no decorrer deste artigo quais são as principais diferenças entre softwares prontos para uso e softwares personalizados, quais os principais benefícios dos softwares personalizados e qual o melhor momento para a sua empresa investir nesse tipo de software.

Escolhendo a melhor opção para sua empresa

Escolhendo entre softwares prontos para uso e softwares personalizados

Para os executivos, escolher uma solução pronta para uso ou desenvolver uma solução de software personalizada se trata de um grande dilema.

Embora pareça fácil à primeira vista, principalmente ao se comparar o custo entre as duas soluções, é preciso que os executivos compreendam como elas serão incorporadas aos processos de negócios de suas empresas e, posteriormente, como elas se moldarão ao crescimento da organização.

Além disso, essa decisão pode predeterminar de forma significativa a direção em que as empresas desenvolverão suas perspectivas de médio e longo prazo.

Dessa forma, o software deve ser selecionado para manter as operações em perfeito funcionamento, cabendo à empresa compreender os benefícios e riscos de cada tipo de solução.

Softwares prontos para uso X Softwares personalizados

Enquanto os softwares prontos para uso são projetados para atender a um amplo público com requisitos semelhantes, os softwares personalizados são projetados para atender às necessidades e requisitos específicos de uma organização.

Na verdade, os softwares prontos para uso são, em geral, mais baratos do que os softwares personalizados, pelo menos se estivermos falando sobre investimento inicial.

Eles são ideais para se comprar e usar imediatamente, e são geralmente vendidos com o mesmo conjunto de serviços a todos os clientes, com níveis mínimos de personalização.

Embora esses softwares sejam baseados nas melhores práticas gerais, eles podem não atender às necessidades individuais de cada organização.

Já o desenvolvimento de um software personalizado permite que a empresa imagine uma ferramenta digital e a transforme em realidade.

Os softwares personalizados são capazes de garantir uma integração perfeita e evitar mudanças constantes na forma como os funcionários interagem com os aplicativos corporativos.

Dessa forma, eles melhoram a produtividade das equipes e aceleram os processos, tornando o trabalho mais fácil e eliminando etapas desnecessárias nos processos.

Com os softwares personalizados, sua empresa poderá optar por obter os melhores recursos dentro do orçamento e decidir a perspectiva do software de acordo com os consumidores-alvo e plataformas.

Esse tipo de solução geralmente começa a partir da construção dos principais recursos essenciais, entretanto, novos recursos e funções podem ser adicionados sempre que necessário.

O produto é desenvolvido de forma que possibilite alterações de forma fácil, de acordo com os requisitos de negócios em evolução.

O melhor momento para se investir em softwares personalizados

desenvolvendo softwares personalizados

Embora a maioria dos softwares prontos para uso atenda às necessidades da maioria dos clientes, poucos são os recursos utilizados pela empresa.

O desenvolvimento de softwares personalizados, entretanto, permite eliminar o excesso desses recursos ao mesmo tempo que garante que a empresa tenha todas as ferramentas necessárias para suas operações.

Mas a escolha do sistema certo para sua organização depende da complexidade, exclusividade e estabilidade de seus processos de negócios.

Para que você entenda se sua empresa precisa investir em um software personalizado, reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Os produtos/serviços que sua empresa oferece pertence ao setor que opera seguindo as regulamentações governamentais?
  • Seu negócio exige que você observe e execute regras rígidas de segurança e privacidade em sua empresa?
  • Em seu negócio, você precisa lidar com requisitos, procedimentos internos ou padrões de negócios que os softwares de prateleira não podem atender?
  • Sua empresa precisa adotar modelos complexos de compartilhamento de dados para fornecer comunicação interna e externa de diferentes componentes de negócios?
  • Os sistemas que você utiliza hoje em sua organização são difíceis de se personalizar e não possuem escalabilidade?
  • O mercado oferece soluções prontas para as necessidades da sua empresa?

Se você achar que os requisitos da sua empresa são específicos e que os sistemas utilizados hoje em sua organização não conseguem se adaptar a essas especificidades, é hora de pensar no desenvolvimento de softwares personalizados.

Criar e implementar um software personalizado muitas vezes é uma tarefa longa e cara, porém, tem se mostrado para as empresas como o meio mais eficiente de se fazer negócios.

Para empresas que desejam expandir seus negócios, eles são essenciais para tornar seus processos mais uniformes e padronizados, oferecendo consistência e eficiência para as tarefas.

Veja também: Conceitos de Software e sua evolução

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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