Sabemos que a transformação digital abrange várias atividades que uma organização controla para aproveitar as oportunidades produzidas pelas tecnologias e dados digitais.
Ela se aplica a todas as áreas de negócios, incluindo inovação de produtos, operações, estratégias de entrada no mercado, marketing, atendimento ao cliente, finanças, etc.
Seguindo o processo de digitalização, as empresas buscam a disrupção e a inovação para solidificar sua posição em um ambiente de negócios em constante evolução.
Mas para que seja possível definir quais áreas precisam ser transformadas e identificar os erros que precisam ser eliminados, as empresas precisam adotar abordagens orientadas a dados.
Assim, para coletar, processar e analisar dados e transformá-los em insights acionáveis, as organizações utilizam abordagens como Big Data, Machine Learning e BI.
Entretanto, muitas empresas ainda não possuem conhecimentos ou recursos necessários para aproveitar os dados coletados.
Não é à toa, então, que a demanda por serviços de Data Science esteja crescendo nos últimos anos, pois especialistas em dados são capazes de gerar estratégias para melhorar a eficiência das empresas, reduzir os custos e, consequentemente, aumentar a receita das organizações.
A Gartner prevê que, até 2022, 70% das organizações acompanharão de forma rigorosa os níveis dos dados por meio de métricas, aumentando a qualidade dos dados em 60% para reduzir significativamente os riscos e custos operacionais
Listamos abaixo 6 formas de como a Data Science pode agregar valor ao seu negócio:
1. Executando a tomada de decisão baseada em dados
Os dados coletados dos clientes, combinados com operações de negócios apropriadas, podem ajudar sua empresa a tomar decisões embasadas, ao mesmo tempo que elimina riscos desnecessários.
Os recursos da Data Science permitem a identificação dos principais pontos que requerem transformação, além de dar um norte de como transformar digitalmente seu negócio.
Decisões baseadas em dados são capazes de aumentar a produção e produtividade, afinal, impactam diretamente nas estratégias e operações digitais.
2. Identificando mais oportunidades e ameaças
O crescente uso de tecnologias aumentou consideravelmente o volume das informações disponíveis, ou seja, o volume de dados.
Paralelamente, novas oportunidades surgiram e é essencial obter uma visão panorâmica e bem detalhada do seu ambiente de negócios.
O papel da Data Science é fundamental para esse ponto, pois possibilita que as empresas sejam capazes de criar previsões do que pode acontecer em diferentes cenários.
É essencial que empresas de vários setores tenham visibilidade em tempo real de seus clientes e pensem constantemente em como otimizar as operações internas para terem mais agilidade, mais flexibilidade e menos custos.
A partir de um conjunto de dados complexos é possível identificar, analisar e interpretar tendências do mercado.
Dessa forma, pode-se tomar medidas necessárias para mitigar riscos, definir objetivos, otimizar as possíveis ações e melhorar a estratégia de transformação como um todo.
3. Apoiando-se na elasticidade da nuvem
O ponto central da contribuição da computação em nuvem para a Data Science é a sua característica de elasticidade.
Com as tecnologias aumentando substancialmente o volume de dados disponíveis para a análise, a computação em nuvem tornou-se essencial para um armazenamento mais viável.
Permitindo adicionar poder de processamento sob demanda, a computação em nuvem possibilita executar análises dos dados de forma mais acessível, independentemente da complexidade dos dados.
4. Aprimorando a experiência do cliente
A experiência do cliente é significativamente importante para o sucesso de qualquer marca, sendo o ponto central para qualquer estratégia de transformação digital.
Através dos dados, é possível mensurar como seus clientes se sentem em relação à sua empresa e como você pode se conectar com eles.
Eles nos ajudam a entender o comportamento dos consumidores e como estes preferem se envolver com os produtos ou serviços oferecidos.
Em resumo, os dados permitem que você se aproxime do seu cliente, ajudando no ajuste das ofertas para atender às necessidades dos seus consumidores.
Uma estratégia baseada em instintos – e não em dados – provavelmente levará sua empresa a perder clientes para a concorrência.
5. Otimizando processos de negócios
Os dados têm o poder de nos fornecer informações sobre o desempenho dos processos e sobre a capacidade que eles têm de sobreviver a circunstâncias imprevistas.
Além disso, eles permitem identificar os principais influenciadores da mudança, convertendo insights em ações relevantes para o futuro da organização.
6. Impulsionando a inovação
A Data Science, apoiada por tecnologias como inteligência artificial, realidade aumenta e digital twin, oferece grandes oportunidades de inovação em todos os setores.
Entretanto, isso só é possível através da coleta e exploração de dados relevantes para seu negócio.
Sem a correta análise, sua empresa deixará de detectar os sinais que podem levá-la à próxima grande oportunidade.
Resumindo
Os dados estão em toda parte da organização, conectando pessoas e processos.
Se gerenciados de maneira eficaz, eles poderão conectar sua empresa a novas oportunidades.
Empresas que tomam decisões orientadas a dados tendem a alcançar uma alta eficiência operacional, além de se adaptar às mudanças de forma mais fácil e atender às demandas dos clientes mais rapidamente.
Para empresas modernas e com visão de futuro que se deparam com muitos dados, a Data Science pode ser a diferença para quem deseja sucesso em sua estratégia de transformação digital.