É muito comum as empresas tentarem vender um produto e não conseguirem por indisponibilidade no estoque. Muitas vezes isso pode acontecer porque a empresa não tem um estoque de garantia específico para armazenar o recebimento de mercadorias em garantia dos seus clientes.
Na prática, ao receber as mercadorias, as empresas as colocam em um armazém específico. Porém, a separação não é realizada também dentro do ERP. Em consequência disso, quando um vendedor tiver que fazer uma venda, ele vai olhar a disponibilidade do que é garantia e do que é para venda de forma misturada. Esse problema ocorre simplesmente por uma parametrização do ERP que não foi realizada no momento correto.
Então, aqui vão duas dicas que vão te ajudar a evitar que esse problema ocorra:
- Separar, através de uma parametrização, o que garantia do que é venda dentro do ERP;
- Orientar as pessoas que operam o ERP para dar entrada naquela mercadoria para a garantia, no estoque correto.
Aplicando essas dicas, você vai evitar um grande transtorno na classificação das mercadorias, no uso do ERP e no bom processo dentro da empresa, principalmente na parte de vendas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!