O que faz uma consultoria Protheus?

A consultoria Protheus vem para complementar o que muitos empresários já entenderam: a necessidade de contar com o Sistema Protheus em seu negócio.

O sistema, que é um dos mais usados em todo o Brasil e até mesmo em outros países, possui além da sua grande eficiência, um grau de complexidade muito alto. Exatamente por isso, a necessidade de contar com uma consultoria Protheus se faz presente e é sobre isso que falaremos neste artigo. Além de explicar uma consultoria, daremos 5 exemplos de tarefas que a contratação de uma consultoria pode resolver com maior eficiência e agilidade.

Acompanhe!

O que é uma consultoria Protheus?

Antes de mais nada, vale explicarmos o que é, de fato, uma consultoria Protheus.

Em poucas palavras, uma consultoria é um serviço prestado por uma equipe de especialistas que, neste caso, é exatamente no Sistema Protheus. Em geral, uma consultoria Protheus envolve uma série de diagnósticos traçados a partir do conhecimento da prestadora de consultoria, não somente quanto ao sistema em si, mas também ao modelo de negócio, mercado, nicho e assim por diante.

A partir deste diagnóstico, cabe à consultoria o trabalha de desenhar e colocar em prática uma série de processos que deve aumentar a produtividade, a eficiência e, por consequência, melhorar os números da empresa.

Além disso, é preciso entender que o trabalho de um consultor pode aparecer em 3 momentos ligados à contratação do Sistema Protheus (antes, durante e depois). No primeiro momento, a consultoria atua mais focada no preparo dos processos para a implantação do sistema. No segundo momento, o durante, a consultoria trabalha na eficiência e agilidade na implantação. E no terceiro momento, ou seja, depois que o sistema começa a rodar, os consultores passam a trabalhar com o foco em melhorias para o sistema e na certificação de que todo o planejado está correndo bem.

5 tarefas executadas por uma consultoria especializada em Protheus

Embora tenhamos resumido no tópico anterior um pouco das funções de uma consultoria Protheus dentre as 3 fases possíveis da contratação do sistema, o trabalho destes profissionais merece uma atenção especial, e é exatamente o que faremos a partir de agora.

Neste tópico, listaremos 5 das principais tarefas executadas pelos consultores e que fazem com que o seu trabalho seja essencial para empresas que desejam trabalhar com o auxílio do Sistema Protheus.

  1. Implantação do Sistema Protheus

A primeira tarefa realizada pela consultoria photheus está relacionada a implantação do sistema em si. Nesta tarefa a consultoria não somente acompanha a implantação do sistema, que tende a ser um trabalho minucioso e que chega a levar meses para a conclusão, como ainda se certifica de que a implantação siga alguns processos especialmente desenhados pela própria consultoria para que o projeto com o sistema seja totalmente aderente ao seu modelo de negócio.

Além disso, como falamos anteriormente, o consultor garante que o processo de implantação seja o mais rápido e eficiente o possível. Isso sem falar que, ao contratar uma consultoria especializada para este processo, um empresário pode se preocupar apenas com outras questões relacionadas ao negócio e não com questões mais técnicas ligadas ao sistema.

  1. Personalização

Um dos maiores benefícios de contar com uma consultoria Protheus está relacionada justamente às personalizações. Cada negócio é único e com isso, o sistema nem sempre se torna totalmente aderente logo de cara. Para isso, uma consultoria permite que estes processos sejam mapeados e, posteriormente, sejam personalizados no sistema. É importante ressaltar que o excesso de personalizações pode ser prejudicial para o funcionamento e eficiência do sistema, por isso, o know-how da consultoria é tão importante. Em geral, os consultores conseguem pesar, dentre os processos, aqueles que necessitem de personalizações e como personalizar.

  1. Atualização do sistema

Este item é um dos que passam despercebidos pelos empresários que contam com o Sistema Protheus. Em primeiro lugar, precisamos frisar que o sistema da fornecedora Totvs é do tipo Saas, ou seja, na nuvem. Isso permite que atualizações sejam feitas periodicamente sempre visando mais eficiência ou atender alguma nova norma ou legislação que obrigue o sistema a alguma mudança.

O problema é que muitas vezes os empresários sequer sabem que o sistema foi atualizado, especialmente se a alteração é focada em desempenho e não em leis. Já a contratação de uma consultoria permite que seu sistema esteja sempre atualizado e que a sua equipe possa se aproveitar das novas funcionalidades.

  1. Treinamentos especializados

Conforme dissemos, estamos falando de um sistema bastante complexo e, ainda que a utilização não seja das mais difíceis, existe a necessidade de que todos os colaboradores que utilizarão o sistema sejam capacitados.

Nos treinamentos oferecidos por uma consultoria Protheus o aprendizado tende a ser mais efetivo já que são mais focados nas tarefas do dia a dia. Vale ressaltar que muitos treinamentos sobre o Protheus podem ser muito teóricos e, assim, impossibilitar ao colaborador máxima eficiência em sua tarefa.

  1. Suporte

Outra facilidade envolta na contratação de uma consultoria Protheus é o suporte. Como qualquer sistema contratado, o Protheus pode ter algum problema no decorrer da sua utilização, podem haver questões técnicas que surjam somente depois do sistema começar a ser usado e uma série de questões podem aparecer. Para minimizar essa questão, o foco da consultoria é ser a ponte entre a sua empresa e a fornecedora do sistema a fim de resolver estes problemas o mais rápido o possível e fazer com que a ferramenta ofereça o melhor custo benefício o possível.

Bom, essas são algumas das tarefas que uma consultoria Protheus pode ajudar, mas existem ainda muitas outras questões onde a ajuda destes profissionais é valiosa e rentável.

Se você quiser conhecer melhor o trabalho de uma consultoria Protheus fale conosco, tiraremos todas as suas dúvidas.

 

Microsiga Protheus é uma marca registrada da Totvs SA.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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