O que é Business Process Management?

Hoje é uma preocupação comum das empresas otimizar suas práticas de gestão. Isso permite a organização das atividades, a identificação de gargalos e falhas e o aprimoramento dos processos. Ter o registro das etapas produtivas e manter a gestão ciente quanto aos problemas serão grandes aliados para que o negócio possa dar certo. Dentro desse cenário, existe o Business Process Management como um grande aliado.

Se você não sabe o que é ou quer entender um pouco mais, acompanhe esse artigo!

 

O papel do Business Process Management

 

Também conhecido por sua sigla (BPM), o Business Process Management tem a função de simplificar os processos de uma organização, de modo a tornar o negócio mais rentável.

 

 

Isso acontece pois é um modelo de gerenciamento focado em melhorias. Ele permite a organização de relatórios e o levantamento de informações próprias para que as etapas sejam otimizadas.

 

 

O uso do BPM colabora para melhorias tanto no setor operacional quanto no administrativo, permitindo que as duas áreas trabalhem em conjunto para a conquista de resultados melhores.

 

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A prática do Business Process Management é uma boa opção para pequenas, médias e grandes empresas, sendo um processo que se adequa de acordo com cada cenário e necessidade.

 

 

 

Pode-se dizer que o BPM permite a melhoria da gestão, tratando-se de uma tendência para as empresas que buscam crescimento. De forma concisa, o BPM é entendido como um modelo de gerenciamento que une o entendimento das melhores práticas e princípios que permitem a rotina de uma instituição. A partir do autoconhecimento, a empresa poderá direcionar seus esforços para mudanças assertivas e para a obtenção das melhores soluções.

Etapas a serem seguidas

 

 

 

Para quem deseja aplicar o modelo do BPM, é importante que siga três pilares de procedimentos. Isso irá garantir a efetividade do processo:

 

  • Determinar dentro da produção quais são as atividades e procedimentos realizados;
  • Uso de documentos, informações e métricas que determinam os processos executados;
  • Acompanhamento e controle constante das etapas realizadas e gestão dos resultados obtidos
  • Vantagens oferecidas

 

Se você está pensando em implementar ou aprimorar o BPM em sua empresa, é importante que entenda todas as vantagens que ele proporciona. Abaixo relacionamos algumas dessas vantagens para que possa acompanhar:

  • Transparência e compreensão de processos:
  • Controle geral frente às práticas administrativas;
  • Gestão e crescimento da produtividade, uma vez que toda a equipe de colaboradores deve ser orientada quanto aos procedimentos, o que evitará retrabalhos e falhas  por falta de orientação e comunicação;
  • Organização de processos e redução de custos, entendendo-se que uma vez que os processos são feitos de forma mais eficiente e direcionada, os colaboradores conseguem otimizar e aumentar a entrega. O conhecimento do processo como um todo permitirá também que os colaboradores tenham uma visão direcionada para estratégias de redução de custos;
  • Visão geral dos processos, permitindo a identificação de falhas e melhores tomadas de decisão. Isso também irá colaborar para a automação dos procedimentos repetitivos, o que visa também a redução do tempo gasto para a finalização das atividades.

 

Como começar?

 

Se você ainda não pratica o Business Process Management, mas quem dar início a esse gerenciamento, é importante que siga essas etapas:

 

  1. Junte sua equipe e desenhe todas as etapas e processos produtivos que executam. Consiste em um mapeamento do que é realizado e será a base para toda a otimização do processo;
  2. Dentro do desenho inicial, comece a inserir as melhorias que permitirão que o fluxo funcione de forma otimizada;
  3. Aqui inicia-se todas as melhorias desenhadas na prática, já com o intuito de iniciar as mudanças na instituição;
  4. Após o início das mudanças, é necessário focar no monitoramento para entender se as ações estão sendo de fato eficientes;
  5. Interpretação dos dados: a partir do momento que você iniciar o monitoramento, os dados levantados precisarão passar por interpretações. Só assim você terá um panorama correto sobre o que está dando certo e errado e como poderá corrigir as ações que não trouxeram o resultado esperado.

Agora que você já entende como funciona o Business Process Management, vamos falar sobre uma outra importante ferramenta, o ERP! Ele será um grande aliado para você, que deseja transformar a gestão da sua empresa,

 

 

A funcionalidade do ERP e o serviço de consultoria

 

O ERP, sigla de Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão empresarial. Ele permite o levantamento eficiente e rápido de informações relacionadas a produtividade, de modo a otimizar falhas internas e garantir uma maior lucratividade ao negócio.

Com o ganho na qualidade dos processos, a empresa entende melhor sua capacidade e os pontos onde precisa otimizar suas tarefas, de modo a sempre assegurar os melhores resultados.

 

 

O ERP é um sistema integrado que se adequa aos mais diferentes cenários, sendo customizado de acordo com a necessidade da empresa. Ele, ao ser associado à prática do Business Process Management, é usado como base para o levantamento de dados e compreensão do cenário produtivo da empresa.

 

 

Se você tem interesse em aplicar o ERP e o modelo do Business Process Management, mas está em dúvida em como implementar isso na sua empresa, existe o serviço de consultoria, próprio para garantir o bom uso da ferramenta e um período de implementação eficiente.

 

 

Dentro desse serviço, um profissional especializado é designado para oferecer todo o suporte e tirar todas as dúvidas relacionadas ao uso. Além disso, antes mesmo da implementação, o profissional visará compreender o seu negócio e sua necessidade, personalizando a ferramenta e suas funções para a sua necessidade.

 

 

Uma vez que a ferramenta tenha sido customizada, os primeiros momentos serão acompanhados de perto por esse profissional, de modo a garantir que sua empresa entenda como fazer o melhor uso, extraindo relatórios ricos em informações e que servirão de base para as demais ações e processos de gestão.

 

 

É importante sempre ter em mente que a organização dos processos internos permitirão que as atividades de sua empresa fluam com maior eficiência e direcionamento, assegurando a assertividade das decisões e resultados ainda mais significativos. Isso pode ser visto como um importante diferencial e base de consolidação no mercado.

 

 

Se você quiser saber mais sobre Business Process Management, fale conosco. Nossos especialistas irão te ajudar neste processo.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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