“Inovar ou estagnar” – todos já sabemos que a inovação é imperativa para quem quer ganhar vantagem competitiva.
Entretanto, o caminho da inovação é difícil e empresas de todos os setores, mesmo reconhecendo a sua importância, sofrem para estimulá-la e implementá-la de forma estratégica e eficaz.
A razão dessa dificuldade é que a inovação exige planejamento, liderança, responsabilidade e muita colaboração da equipe.
E muitas empresas têm tentado.
Ainda antes da pandemia, para observar isso bastava reparar nas paredes cobertas de post-its, espaços para a interação dos colaboradores, dress code, horários flexíveis etc. Todo esse cenário estereotipado mostrava a busca desenfreada pela criatividade empresarial.
Mas, com o surgimento da pandemia e a subsequente quarentena que forçou as empresas a mandarem seus colaboradores trabalharem de casa, muitas delas perceberam que é preciso mais.
Ter uma estrutura de inovação e gerenciar essa inovação pode ser o melhor caminho a se seguir para atingir uma mudança contínua e efetiva capaz de gerar valor para o cliente e para a própria empresa.
Mas, o que é gestão da inovação e como fazer isso?
Definindo a gestão da inovação
De acordo com a Gartner
“uma disciplina de negócios que visa impulsionar um processo ou cultura de inovação sustentável e repetível dentro de uma organização. As iniciativas de Gestão de Inovação se concentram em mudanças disruptivas ou graduais que transformam o negócio de uma forma significativa”.
Em outras palavras, a gestão da inovação baseia-se no gerenciamento do investimento na criação de novas oportunidades de geração de valor, necessárias para sustentar e alavancar um negócio ou uma empresa.
Geralmente, as empresas voltam seus esforços de inovação para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou tecnologias, entretanto, ela vai além disso e pode incluir também mudanças no modelo de negócios.
E, se a inovação é um processo visionário e criativo em busca de ideias e soluções que os concorrentes ainda não encontraram, a gestão da inovação tem a tarefa de conduzir essas soluções ao mercado de forma sustentável, criando uma atmosfera que promove e nutre grandes ideias de todas as fontes, sejam elas internas (gestão, funcionários, política da empresa) ou externas (tendências do mercado ou demanda do consumidor), e dá a elas o suporte necessário para ter sucesso.
Seus benefícios incluem:
- Menor tempo para introdução da ideia ou solução no mercado
- Capacidade de manter ou melhorar as margens de negócios
- Acesso a novos clientes e mercados
- Maior participação no mercado
- Vantagem competitiva aprimorada
- Aumento no engajamento e iniciativa dos funcionários
- Maior satisfação do cliente
Como aplicar a Gestão da Inovação na empresa?
Como dito anteriormente, apesar de muitas empresas reconheceram o valor da inovação, a maioria delas não possui um processo formal para fomentá-la.
Mesmo as empresas mais competentes que implantam recursos com sabedoria ainda precisam gerenciar a inovação de forma eficaz.
Elas precisam, em primeiro lugar, apoiar uma cultura de inovação e fazer com que os colaboradores se sintam valorizados. Ao fazer isso, você criará um ecossistema de inovação capaz de trazer ideias para soluções voltadas tanto para ambiente externo quanto para o interno.
Em segundo lugar, é preciso compreender também o ciclo de vida completo da inovação, capaz de conduzir uma ideia inicial à ação e a um resultado bem-sucedido.
Esse ciclo é composto por quatro elementos, sendo eles:
- Ideação
- Colaboração
- Implementação
- Criação de valor
Ao identificar cada elemento deste ciclo, é fundamental dividi-los em etapas incrementais para desenvolver a ideia de forma concisa e gerenciável, sendo capaz de também prever os próximos passos.
Tais etapas incrementais devem esta sempre alinhadas a outros pontos que também são cruciais para uma abordagem eficaz da gestão da inovação, listados abaixo:
- Estratégia e objetivos do negócio
- Liderança
- Pessoas
- Envolvimento para a obtenção de novas perspectivas
- Implementação
Esses cinco pontos devem estar interconectados e acontecendo simultaneamente. Afinal, cada área afeta as outras e cada uma alimenta um processo contínuo de revisão e implementação da estratégia.
Conclusão
A inovação não é um benefício por si só.
Seu potencial só pode ser alcançado com processos eficazes de gestão da inovação implantados, sendo esta a melhor maneira de transformar grandes ideias em realidade e se beneficiar dos resultados positivos.
Ao implementar uma estratégia de gestão da inovação intimamente ligada à sua estratégia de negócios, você terá mais chances de fomentar a inovação e fazer disso um processo contínuo que agregue valor tanto para a sua empresa quanto para seus clientes.