Gestão da inovação: garanta sustentabilidade para seu negócio

“Inovar ou estagnar” – todos já sabemos que a inovação é imperativa para quem quer ganhar vantagem competitiva.

Entretanto, o caminho da inovação é difícil e empresas de todos os setores, mesmo reconhecendo a sua importância, sofrem para estimulá-la e implementá-la de forma estratégica e eficaz.

A razão dessa dificuldade é que a inovação exige planejamento, liderança, responsabilidade e muita colaboração da equipe.

E muitas empresas têm tentado.

Ainda antes da pandemia, para observar isso bastava reparar nas paredes cobertas de post-its, espaços para a interação dos colaboradores, dress code, horários flexíveis etc. Todo esse cenário estereotipado mostrava a busca desenfreada pela criatividade empresarial.

Mas, com o surgimento da pandemia e a subsequente quarentena que forçou as empresas a mandarem seus colaboradores trabalharem de casa, muitas delas perceberam que é preciso mais.

Ter uma estrutura de inovação e gerenciar essa inovação pode ser o melhor caminho a se seguir para atingir uma mudança contínua e efetiva capaz de gerar valor para o cliente e para a própria empresa.

Mas, o que é gestão da inovação e como fazer isso?

Definindo a gestão da inovação

De acordo com a Gartner


“uma disciplina de negócios que visa impulsionar um processo ou cultura de inovação sustentável e repetível dentro de uma organização. As iniciativas de Gestão de Inovação se concentram em mudanças disruptivas ou graduais que transformam o negócio de uma forma significativa”.


Em outras palavras, a gestão da inovação baseia-se no gerenciamento do investimento na criação de novas oportunidades de geração de valor, necessárias para sustentar e alavancar um negócio ou uma empresa.

Geralmente, as empresas voltam seus esforços de inovação para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou tecnologias, entretanto, ela vai além disso e pode incluir também mudanças no modelo de negócios.

E, se a inovação é um processo visionário e criativo em busca de ideias e soluções que os concorrentes ainda não encontraram, a gestão da inovação tem a tarefa de conduzir essas soluções ao mercado de forma sustentável, criando uma atmosfera que promove e nutre grandes ideias de todas as fontes, sejam elas internas (gestão, funcionários, política da empresa) ou externas (tendências do mercado ou demanda do consumidor), e dá a elas o suporte necessário para ter sucesso.

Seus benefícios incluem:

  • Menor tempo para introdução da ideia ou solução no mercado
  • Capacidade de manter ou melhorar as margens de negócios
  • Acesso a novos clientes e mercados
  • Maior participação no mercado
  • Vantagem competitiva aprimorada
  • Aumento no engajamento e iniciativa dos funcionários
  • Maior satisfação do cliente

Como aplicar a Gestão da Inovação na empresa?

Como dito anteriormente, apesar de muitas empresas reconheceram o valor da inovação, a maioria delas não possui um processo formal para fomentá-la.

Mesmo as empresas mais competentes que implantam recursos com sabedoria ainda precisam gerenciar a inovação de forma eficaz.

Elas precisam, em primeiro lugar, apoiar uma cultura de inovação e fazer com que os colaboradores se sintam valorizados. Ao fazer isso, você criará um ecossistema de inovação capaz de trazer ideias para soluções voltadas tanto para ambiente externo quanto para o interno.

Em segundo lugar, é preciso compreender também o ciclo de vida completo da inovação, capaz de conduzir uma ideia inicial à ação e a um resultado bem-sucedido.

Esse ciclo é composto por quatro elementos, sendo eles:

  • Ideação
  • Colaboração
  • Implementação
  • Criação de valor

Ao identificar cada elemento deste ciclo, é fundamental dividi-los em etapas incrementais para desenvolver a ideia de forma concisa e gerenciável, sendo capaz de também prever os próximos passos.

Tais etapas incrementais devem esta sempre alinhadas a outros pontos que também são cruciais para uma abordagem eficaz da gestão da inovação, listados abaixo:

  • Estratégia e objetivos do negócio
  • Liderança
  • Pessoas
  • Envolvimento para a obtenção de novas perspectivas
  • Implementação

Esses cinco pontos devem estar interconectados e acontecendo simultaneamente. Afinal, cada área afeta as outras e cada uma alimenta um processo contínuo de revisão e implementação da estratégia.

Conclusão

A inovação não é um benefício por si só.

Seu potencial só pode ser alcançado com processos eficazes de gestão da inovação implantados, sendo esta a melhor maneira de transformar grandes ideias em realidade e se beneficiar dos resultados positivos.

Ao implementar uma estratégia de gestão da inovação intimamente ligada à sua estratégia de negócios, você terá mais chances de fomentar a inovação e fazer disso um processo contínuo que agregue valor tanto para a sua empresa quanto para seus clientes.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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