Composable ERP: reinvente suas estratégias

Todos sabemos que softwares ERPs são fundamentais para os processos e operações das empresas, impactando negócios de todos os setores.

Através destes softwares, a coleta de dados e sua correta análise se tornam mais acessíveis, auxiliando na otimização e gerenciamento dos negócios. Não à toa, os ERPs, que entraram no mercado há cerca de 30 anos, se consolidaram como componentes fundamentais para a vantagem competitiva das corporações.

Entretanto, à medida que os negócios foram evoluindo junto com as mudanças das expectativas dos clientes, foi preciso buscar estratégias de software que possibilitassem o escalonamento desejado.

A regra hoje é que os ERPs sejam dominados pela customização e baseados em experiências digitais cada vez mais conectadas. Dessa forma, ele pode levar aos negócios os benefícios da inovação, flexibilidade e velocidade operacional.

De acordo com a Gartner, é buscando alcançar estes benefícios que as empresas devem se preparar para a era do “Composable ERP“.

De ERPs monolíticos ao Composable ERP

Embora os ERPs tenham surgido com a proposta de otimizar os processos e operações das empresas, não faltam críticas relacionadas à rigidez, altos custos e a incapacidade desses softwares evoluírem de acordo com o ritmo dos negócios.

De fato, lidar com ERPs caros, pesados e obsoletos é frustrante, principalmente quando novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para dar suporte aos processos organizacionais. E são justamente estas características dos ERPs monolíticos que impedem o desejo de mudança, especialmente quando a empresa já investiu caro no software.

Mas com as tecnologias disruptivas avançando, é essencial que sua empresa esteja equipada com as ferramentas certas para se preparar para o futuro.

Os ERPs precisaram mudar. Eles passaram a englobar sistemas modulares que permitiam integrações flexíveis de terceiros, além da personalização de funcionalidades de aplicativos de acordo com as necessidades de cada organização.

Esse tipo de ERP, conhecido como ERP pós-moderno, possibilitou que as empresas puxassem informações de fontes externas ou armazenadas em nuvem, tornando todo o processo mais ágil e seguro.

Mas as empresas estão precisando de mais. Estão precisando de uma estratégia de tecnologia adaptativa que permita os recursos digitais administrativos e operacionais básicos necessários para que uma empresa acompanhe o ritmo das mudanças de negócios. É o que a Gartner chama de Composable ERP.

O Composable ERP pode ser estabelecido, dessa forma, como uma estratégia que oferece modelos mais dinâmicos para os sistemas de gestão através de aplicativos e plataformas combináveis que permitam altos níveis de configuração, interoperatividade e flexibilidade.

Assim, ele possibilita que as empresas criem uma rede de dados, provedores de soluções e aplicativos que trabalhem juntos para atender qualquer necessidade de negócios.

Como funciona o Composable ERP?

Ao tentar promover o crescimento, as empresas naturalmente tentam atualizar seus ERPs monolíticos para acompanhar o ritmo dos negócios. Entretanto, os recursos desses sistemas nem sempre estão disponíveis para reutilização.

De acordo com a Gartner, o Composable ERP conta com aplicativos integrados que podem ser combinados e recombinados para fornecer recursos definidos pelo cliente sem a necessidade de desenvolver novamente os recursos existentes. A ideia é implantar com a máxima agilidade possível novas funcionalidades de acordo com as demandas das empresas, alinhando o planejamento estratégico às adaptações necessárias.

Ele é construído através da orquestração de um conjunto de funcionalidades centralizadas no ERP, que é combinado a alternativas acessíveis que podem ser atualizadas mais rapidamente, alimentando o crescimento dos negócios por meio de uma tecnologia mais eficaz e inteligente, resultando:

  • No alcance de novos recursos de negócios;
  • No aproveitamento de aplicativos, de pessoas, de processos, de tecnologias e de dados;
  • Na construção de uma experiência;
  • Na utilização de uma plataforma de tecnologia que pode dar suporte a toda a empresa.

Desenvolvendo a estratégia

Ao contrário do que você possa estar imaginando, você não poderá encontrar nenhum fornecedor de Composable ERP. Isso porque ele não se trata de uma solução pronta no mercado, mas sim de uma estratégia. Ainda assim, é de extrema importância que sua empresa tenha uma plataforma moderna e flexível capaz de dar suporte ao Composable ERP.

A Gartner também explicou em vídeo as etapas que os líderes de aplicativos ERP devem realizar para desenvolver e lançar a estratégia, sendo elas:

  • Identificar os recursos de negócios específicos e melhorias que deseja e estipular um prazo para a obtenção de resultados;
  • Desenvolver uma estratégia em torno de um ERP ou ferramenta de negócios capaz de fornecer os resultados desejados;
  • Considerar as ferramentas existentes necessárias, pontos de integração e os próprios usuários para orientar a criação de eventuais experiências de aplicativo necessárias;
  • Elevar sua abordagem para se concentrar nos dados, de forma a aprimorar suas habilidades.

O Futuro do Composable ERP

Uma pesquisa realizada pela Boomi revelou que 94% das organizações australianas já estão implementando uma estratégia de Composable ERP.

No mundo, essa estratégia já está sendo propagada como uma saída que pode levar os negócios a crescerem de forma mais sustentável, reduzindo os riscos e custos operacionais de forma mais eficaz.

Porém, apesar de toda a flexibilidade que o Composable ERP oferece, realizar a integração de todos os aplicativos necessários para um trabalho mais colaborativo e para um maior compartilhamento de dados ainda é um desafio.

“Talvez o maior desafio que todas as empresas enfrentam hoje seja unificar seu ecossistema digital cada vez mais fragmentado para que possam criar as experiências perfeitamente integradas que os clientes, funcionários e parceiros agora esperam”, disse Chris McNabb, CEO da Boomi.

Ele acrescenta que as empresas que estão buscando remover esse atrito através de integração inteligente e automação do fluxo de trabalho são as mais bem posicionadas para obter um futuro próspero.

Apesar destes desafios, a Gartner prevê que em 2025 mais de 70% das grandes empresas passarão de uma estratégia de ERP de um único fornecedor para uma estratégia mais inclusiva.

Uma solução definitiva para a integração com seu ERP

Foi pensando em dar mais facilidade, rapidez e fluidez às integrações que o SyncPRO da Prox foi criado. Ele se trata de uma ferramenta altamente acoplável ao ERP e conta com uma interface de integração que permite a integração direta com outras aplicações.

O SyncPRO é composto por 4 ferramentas que foram construídas com o único propósito de facilitar a integração e dar transparência e segurança aos dados durante todo o processo.

Além disso, ele é capaz de:

  • Reduzir drasticamente a necessidade de uma programação;
  • Eliminar as paradas do sistema;
  • Otimizar tempo na hora de relacionar os campos e na própria integração;
  • Reduzir custos;
  • Facilitar a rastreabilidade e auditoria das informações da sua empresa.

Com todos esses benefícios, o SyncPRO é a ferramenta perfeita para colocar sua empresa mais próxima ao Composable ERP.

Está pronto para mudar sua estratégia?

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Blog

FGTS Digital – saiba tudo sobre essa nova ferramenta

Blog

e-Social com Protheus®: saiba como usar o S.12 no ERP TOTVS® 

Blog

DIRF 2024 e as dicas de consultoria Protheus® TOTVS® 

BlogTotvs Protheus

Política de acesso e permissões no uso do Protheus® eleva a segurança digital 

BlogTotvs Protheus

Integração do Protheus® com SyncPro é mais eficiente e econômica

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.