ECD 2024 mais eficiente com suporte especializado Protheus® 

Com o apoio de um bom suporte especializado Protheus®, a Escrituração Contábil Digital (ECD) é simplificada, reduzindo riscos de erros em um processo marcado por rigorosas exigências e prazos apertados. 

O documento representa um marco na modernização e simplificação das obrigações fiscais brasileiras. Isso porque substituiu métodos manuais e anotações em papel por tecnologia avançada, consolidando informações contábeis e financeiras de organizações que adotam o regime do lucro real.  

Neste artigo, vamos mergulhar no que é a ECD, quem precisa entregar, as penalidades por não cumprimento, os prazos estabelecidos e, principalmente, como o ERP da TOTVS® é um aliado fundamental neste processo. 

Acompanhe-nos nesta jornada informativa e transforme o desafio da ECD em uma oportunidade de otimização e crescimento empresarial com o apoio de um suporte especializado Protheus®. 

Compreendendo a ECD e suas exigências para 2024 

A Escrituração Contábil Digital (ECD), parte integrante do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), substitui a versão física dos livros contábeis. 

Para o ano de 2024, a ECD deve ser entregue por: 

  • Pessoas jurídicas que calculam o Imposto de Renda baseado no lucro real; 
  • Empresas que optam pela tributação pelo lucro presumido e realizam a distribuição de lucros ou dividendos que excedem o valor permitido pela legislação; 
  • Entidades imunes e isentas que estão obrigadas a entregar a ECD das Contribuições; 
  • Sociedades em Conta de Participação (SCP), utilizadas como livros auxiliares pelo sócio ostensivo. 

No entanto, as empresas optantes pelo Simples Nacional estão isentas da entrega, exceto se passaram por situações específicas como eventos de cisão, fusão, incorporação ou desincorporação. 

Na preparação para a entrega da ECD 2024, é indispensável a inclusão dos seguintes elementos: 

  • O Livro Diário e seus auxiliares que, como o próprio nome indica, registram todas as operações diárias que afetam o patrimônio da empresa; 
  • O Livro Razão e seus auxiliares, detalhando as contas contábeis; 
  • Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento que sustentem e comprovem as informações registradas. 

Além disso, para assegurar a autenticidade, integridade e a legalidade do documento, é crucial que todos os livros e documentos mencionados sejam assinados digitalmente.  

Esta assinatura deve ser realizada com um certificado digital A3, emitido por uma autoridade certificadora credenciada pela ICP-Brasil, conferindo assim a validade jurídica necessária à ECD. 

Quanto aos prazos, a entrega da ECD é anual e a data limite é o último dia útil do mês de junho. A não entrega dentro do prazo estabelecido, ou a entrega com informações incorretas, pode resultar em severas penalidades e multas.  

Neste cenário, o suporte especializado Protheus® surge como uma ferramenta vital, promovendo as atualizações devidas e uso correto do ERP na rotina contábil. 

Sua capacidade de integrar diferentes módulos de gestão e fornecer uma visão clara e estruturada das finanças da empresa torna a preparação e entrega da Escrituração Contábil Digital um processo mais controlado. E, claro, menos suscetível a erros, garantindo conformidade e tranquilidade para as empresas. 

Prazo ampliado é a novidade no ECD 2024 

Até o ano de 2023, a data limite para a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) estava estabelecida para o último dia útil de maio.  

No entanto, graças aos esforços e mobilização dos profissionais da área contábil, houve uma extensão desse prazo, uma mudança que também se aplica para o ano de 2024.  

Com isso, o novo prazo final para a entrega da ECD passou a ser o último dia útil de junho. Essa alteração foi fundamental para proporcionar um melhor balanceamento das obrigações acessórias ao longo do ano, permitindo uma gestão de tempo mais eficiente para as empresas e contadores. 

Devido à importância do documento, quanto antes a empresa começar a se preparar para sua entrega, melhor. 

A Prox, que oferece suporte especializado Protheus®, possui planos variados e expertise necessária para que sua empresa atenda a essa exigência com total confiança e agilidade. 

Integração entre departamentos é a chave para cumprimento da ECD 

A sinergia entre o Departamento Contábil e demais departamentos da empresa é imprescindível para a entrega pontual e precisa da Escrituração Contábil Digital, garantindo que todas as informações necessárias sejam coletadas e reportadas de modo correto. 

Para manter a conformidade com as obrigações fiscais e evitar penalidades, o apoio de um suporte especializado Protheus® desempenha papel fundamental. 

Ele favorece a integração efetiva entre as áreas com orientação técnica e conhecimento contábil atualizado, facilitando a comunicação e o fluxo de informações.  

Também ajuda a identificar e corrigir lacunas no processo, garantindo a precisão e a conformidade dos dados.  

Além disso, contribui para a capacitação das equipes, promovendo uma compreensão mais ampla de como usar a ferramenta para a entrega bem-sucedida da ECD. 

A excelência do suporte especializado Protheus® oferecido pela Prox 

A importância de manter o sistema atualizado com as últimas liberações da TOTVS® é essencial para garantir as melhorias no software e também a atualização de dados, essencial para evitar erros nos processos de entrega.  

A Prox, através de sua experiência, assegura que essas atualizações sejam implementadas de forma eficiente, garantindo que o sistema esteja sempre em conformidade com as últimas exigências fiscais e contábeis. 

Além de facilitar o processo de entrega das obrigações como a ECD, o suporte especializado Protheus® otimiza o desempenho geral do ERP, potencializando os resultados da empresa. 

Mais do que suporte, oferecemos uma parceria estratégica, trabalhando para entender as necessidades específicas de nossos clientes e promover a customização das funcionalidades da solução. 

Assim sendo, o suporte especializado Protheus® da Prox combina conhecimento técnico, experiência prática e compromisso com a atualização e a conformidade contínua. Por isso, somos o aliado perfeito para empresas que buscam excelência e eficiência em suas operações. 

Entre em contato e conheça nossos planos! 

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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