Muitas empresas possuem dificuldades durante o processo de contabilização, e uma contabilização realizada incorretamente acaba gerando um retrabalho desnecessário. O ideal é a empresa contar com um sistema ERP pronto para facilitar todo o processo. E esse sistema pode ser ainda mais eficiente quando aliado a uma boa gestão.
Os principais erros que levam a uma contabilização incorreta são os cadastros desatualizados, a falta de organização cadastral por departamento e a má comunicação realizada entre consultor de TI e contador durante o processo de implantação do sistema. Em suma, os prejuízos para as empresas são inúmeros. O fechamento contábil acaba por acontecer tardiamente, consequentemente, dificultando o processo de tomada de decisão.
Então é importante levar em conta alguns detalhes para se garantir uma contabilização mais eficiente, como:
- Manter os cadastros atualizados;
- Fazer com que cada departamento utilize e cadastre de forma correta o seu equivalente cadastro, tirando esse trabalho das mãos de uma só pessoa;
- Assegurar que as regras contábeis e a linguagem da contabilidade estejam mais próximas do usuário e mais longe do “tecniquês”.
Aplicando essas dicas, é possível garantir que os cadastros estejam sendo feitos de forma correta e que a contabilidade tenha a inteligência necessária para entregar os dados corretos.
Precisa de ajuda ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato!