Consultor Protheus: o que avaliar na hora de mudar de consultoria?

Na carreira de um consultor Protheus, muitas vezes as mudanças se fazem necessárias. Mas o que levar em conta antes de mudar de consultoria?

 

 

Nós passamos por diversos momentos durante a nossa vida profissional. Existe a fase da descoberta, quando percebemos que somos realmente bons em algo; a animação que segue quando somos contratados para realizar as atividades nas quais nos consideramos especialistas; o orgulho em fazer parte de um time comprometido e focado em resultados; a satisfação pessoal de progredir na carreira escolhida como consultor Protheus.

E quando a consultoria onde você trabalha já não inspira mais esses sentimentos?

É nessa hora que ela, que antes mal dava as caras, começa a ser a protagonista do seu dia a dia: a inquietação. Mas tudo bem, é normal! Esse é apenas um indicativo de que talvez você precise de novos ares…

Mas mudar é fácil? Certamente não. Existe sempre o medo do novo, de ficar sem agenda, de trabalhar em clientes que você não gosta… Por isso, antes de partir para outra consultoria Protheus, é preciso avaliar cautelosamente todas as variáveis. Afinal, uma decisão bem informada tem muito mais chances de ser acertada!

 

O que as melhores consultorias oferecem?

 

Os consultores têm algumas necessidades específicas que nem sempre são atendidas por todas as consultorias Protheus. Por isso, fizemos uma lista do que observar antes de aceitar uma nova oportunidade:

 

  • Agenda garantida

Considero que este é um dos principais benefícios que uma empresa pode oferecer aos consultores. A agenda garantida permite não só que você tenha uma renda fixa e possa fazer um planejamento financeiro a médio/longo prazo, como proporciona tranquilidade para o profissional, que passa a ter certeza de que não terá dias ociosos ou que passará por um período no vermelho.

E um consultor que sabe que tem agenda garantida trabalha ainda melhor, concorda? Ou seja, é uma relação ganha-ganha.

  • Treinamentos e cursos

Como você bem sabe, progredir na carreira como consultor Protheus requer muito mais do que ser um hard user do software TOTVS. Além da grande quantidade de módulos, a plataforma atende múltiplos segmentos do mercado e necessita de determinados requerimentos técnicos e integrações para rodar. Isso falando apenas do Protheus… e quanto às habilidades relacionadas ao negócio?

Por isso, é preciso ser curioso e estar sempre disposto a aprender coisas novas. Procure uma consultoria que ofereça treinamentos e cursos variados – técnicos, atendimento, gestão, vendas, idiomas – que te ajudem a ser um profissional cada vez mais completo.

  • Gestão que não te deixa na mão

Um medo comum entre os consultores é o de ficar rendido nos clientes. Ou seja, entrar no projeto sem ter sido devidamente informado sobre as necessidades do cliente e as reais condições do relacionamento. Esse cenário fica ainda pior quando não existe acompanhamento, e o consultor tem que simplesmente “se virar sozinho”.

As boas consultorias não atuam dessa forma, pois acompanham seus profissionais de perto – a gestão é diária (mesmo que remota). Também realizam reuniões de convivência para promover a integração do consultor com seus pares e gestores, e praticam o método do feedback 360, de forma que todos avaliam e são avaliados, visando o aprimoramento constante.

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E as melhores empresas para trabalhar, o que têm em comum?

Agora que falamos sobre os diferenciais de uma consultoria, acho importante destacar os aspectos gerais que fazem uma empresa ser amada por seus funcionários.

Existem diversos rankings no mercado que definem as melhores organizações para se trabalhar, entre eles o reconhecido Great Place to Work®, que já está na 22ª edição, e a Love Mondays, que pelo quarto ano consecutivo apresenta o ranking das melhores empresas com base nas opiniões de profissionais de mais de 170 mil empresas, de todo o país, ao longo de 2018.

A metodologia dessas pesquisas leva muitos fatores em consideração, mas é possível observar alguns pontos em comum:

  • Elas ouvem seus colaboradores

Qual é a melhor forma de avaliar o clima organizacional? Ouvir as impressões e opiniões daqueles que o vivenciam todos os dias. As empresas podem saber todas as melhores práticas de gestão de pessoas, mas sem receber o feedback de seus funcionários jamais saberão quais ações, de fato, são efetivas. Para isso, é preciso criar um ambiente no qual as pessoas sintam-se confortáveis para compartilhar a sua visão – o que nos leva ao item 2!

  • Proporcionam um ambiente descolado, mas acolhedor

Foi-se o tempo em que cubículos, mesas sem graça e cadeiras iguais compunham um escritório. Hoje, os colaboradores esperam encontrar um ambiente moderno, funcional e confortável. E nada mais justo, não é? Afinal, passamos a maior parte dos nossos dias nesse local. Entretanto, de nada adianta ser descolado se as pessoas não se sentem à vontade. Essas empresas também oferecem espaços de convivência e realizam ações de relacionamento para promover a integração. E claro, nunca descuidam do item 1 da nossa lista.

  • Investem no aprendizado

Um dos principais atrativos das melhores empresas para se trabalhar é que, além de contratarem profissionais altamente qualificados, elas investem para que eles continuem assim. Isso gera um impacto duplamente positivo: o colaborador, além de aprimorar suas habilidades, também se sente valorizado. Com isso, a empresa não só ganha um profissional ainda mais qualificado, quanto um mais engajado e produtivo.

  • Acreditam no equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Comprometimento e dedicação não estão diretamente relacionados às horas trabalhadas. Empresas modernas acreditam que a vida profissional e pessoal são igualmente importantes. Quando existe esse equilíbrio, as pessoas conseguem desempenhar suas atividades utilizando o máximo de sua capacidade mental, o que garante uma entrega de alta qualidade.

Espero ter contribuído com a sua jornada como consultor Protheus. Se depois de ler este artigo percebeu que é tempo de mudar e gostaria de conhecer uma consultoria diferente das demais, consulte as vagas abertas na Prox:

 

https://jobs.solides.com/prox

 

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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