Acelerando a transformação digital com inteligência artificial

Se você acompanha os nossos artigos, sabe que a transformação digital é uma mudança fundamental em como as empresas entregam valor a seus clientes.

Seu processo busca alavancar tecnologias digitais para criar ou modificar as experiências do cliente, bem como a cultura e os processos de negócios, atendendo, assim, as mudanças nas necessidades dos clientes e do mercado.

Em um ambiente de negócios altamente competitivo e em constante mudança, a transformação digital por meio da automação inteligente pode ser a necessidade de muitos.

E é aí que a inteligência artificial entra em jogo.

Ela pode ajudar as empresas a se tornarem mais inovadoras, mais flexíveis e mais adaptativas do que nunca.

A promessa de velocidade, facilidade e otimização de custos, ao mesmo tempo em que simplifica processos e sistemas complexos, está colocando a inteligência artificial como uma grande impulsionadora da transformação digital.

E, embora muitos a considerem como uma tecnologia do futuro, ela já está aqui, sendo utilizada por muitas empresas que buscam otimizar seus negócios.

Ela – junto com outras tecnologias como Internet das Coisas e Blockchain, por exemplo – promete capacitar as empresas a utilizarem insights baseados em dados para melhorar as operações e aumentar o ROI.

o poder da inteligência artificial

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial refere-se à capacidade que as máquinas possuem de entender o mundo ao seu redor, de aprender e tomar decisões.

É graças à inteligência artificial, aliás, que as máquinas estão cada dia mais inteligentes.

O conceito não é novo, no entanto, devido às maiores velocidades de processamento e acesso a grandes quantidades de dados ricos, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia.

Os sistemas de inteligência artificial têm aplicações em diversas áreas.

Sua tecnologia é essencial para gerar inovação, fornecer novas oportunidades de negócios e remodelar a forma como as empresas operam.

Suas habilidades incluem:

  • Aprendizado;
  • Raciocínio;
  • Reconhecimento de padrões;
  • Solução de problemas;
  • Percepção visual;
  • Compreensão da linguagem;
  • Entre outras…

Existem dois tipos de inteligência artificial: a inteligência artificial aplicada e a inteligência artificial generalizada.

A inteligência artificial aplicada é mais comum, e podemos vê-la em sistemas projetados para realizar uma tarefa de maneira inteligente, como mover um carro sem motorista, por exemplo.

Já a inteligência artificial generalizada é menos comum e inclui sistemas que podem, teoricamente, lidar com qualquer tarefa e encontrar soluções para problemas desconhecidos.

Muitas aplicações modernas de inteligência artificial são habilitadas por meio do aprendizado da máquina (Machine Learning).

O que é Machine Learning?

Machine Learning

O Machine Learning (ML) é um dos tipos mais comuns de inteligência artificial para fins comerciais atualmente.

Ele é bastante utilizado para processar grandes quantidades de dados de forma rápida.

Para isso, ele utiliza algoritmos que “aprendem” com o tempo, aperfeiçoando cada vez mais suas atividades à medida que as executam.

O processo de aprendizagem começa com observações ou dados, como exemplos, experiência direta ou instrução, a fim de procurar padrões nos dados e tomar melhores decisões com base nos exemplos fornecidos.

Os aplicativos de ML são capazes, por exemplo, de:

  • Reconhecer rostos, fala e objetos;
  • Traduzir grandes volumes de texto;
  • Reconhecer imagens e classifica-las de acordo com os seus elementos;
  • Ler textos e reconhecer se o autor do texto está fazendo uma reclamação ou pedido de compra;
  • Entre outros…

O Machine Learning é capaz de analisar rapidamente os dados à medida que eles chegam, identificando padrões e anomalias.

Se uma máquina de uma fábrica, por exemplo, estiver trabalhando com capacidade reduzida, um algoritmo de Machine Learning pode detectá-la e notificar o problema à equipe de manutenção.

Através do Machine Learning também é possível obter resultados mais rápidos e precisos para identificar oportunidades lucrativas ou riscos de negócios.

Combinar o Machine Learning com inteligência artificial e tecnologias cognitivas pode tornar sua empresa ainda mais eficaz no processamento de grandes volumes de informações.

A Inteligência Artificial nos negócios

A inteligência artificial nos negócios

Em um estudo realizado pela Forrester, 71% dos entrevistados relataram que a inteligência artificial pode melhorar a eficiência dos negócios, enquanto 59% disseram que pode melhorar a escalabilidade.

Além disso, 55% dos entrevistados relataram que a inteligência artificial pode ajudar a prever o comportamento do cliente, levando ao desenvolvimento de produtos e serviços aprimorados.

De fato, muitos dos avanços tecnológicos proporcionados por essa tecnologia (como chatbots, publicidade direcionada, agendamento automático, agentes virtuais, etc) fornecem soluções para um grande número de desafios de negócios e problemas complexos do mundo real.

Um dos usos mais populares da inteligência artificial nos negócios é nas áreas de atendimento ao cliente e experiência do cliente.

Entretanto, você pode aplica-la em outros campos de negócios para:

  • Automatizar cargas de trabalho;
  • Otimizar a logística;
  • Aumentar a produção e a eficiência da manufatura;
  • Prever o desempenho e comportamento;
  • Gerenciar e analisar dados;
  • Melhorar seu marketing e publicidade.

Em suma, os negócios que adotam essa tecnologia buscam tentar reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência, aumentar a receita e melhorar a experiência do cliente.

Com a adoção, sua empresa pode ganhar a capacidade de:

  • Economizar tempo e dinheiro, automatizando e otimizando processos e tarefas de rotina;
  • Aumentar a produtividade e as eficiências operacionais;
  • Tomar decisões de negócios mais rápidas com base em resultados de tecnologias cognitivas;
  • Usar os insights para prever as preferências do cliente e oferecer-lhes uma experiência melhor e personalizada;
  • Extrair uma grande quantidade de dados para gerar leads de qualidade e aumentar sua base de clientes;
  • Aumentar a receita, identificando e maximizando oportunidades de vendas.

Foque em sua estratégia

Se você deseja alavancar seu processo de transformação com inteligência artificial para que seu negócio se torne mais ágil, flexível e competitivo, é fundamental que você enxergue a transformação digital como uma estratégia imperativa, em vez de apenas outra tendência do mercado.

Alavancar a transformação deve ser uma prioridade para as organizações a fim de melhorar o envolvimento do cliente, trazer novas ofertas de serviço ao mercado, criar um ambiente atraente para recrutamento e desenvolver operações ágeis.

Com uma boa estratégia de transformação digital, a inteligência artificial pode criar maravilhas.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Blog

FGTS Digital – saiba tudo sobre essa nova ferramenta

Blog

e-Social com Protheus®: saiba como usar o S.12 no ERP TOTVS® 

Blog

DIRF 2024 e as dicas de consultoria Protheus® TOTVS® 

BlogTotvs Protheus

Política de acesso e permissões no uso do Protheus® eleva a segurança digital 

BlogTotvs Protheus

Integração do Protheus® com SyncPro é mais eficiente e econômica

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.